Haverá fé na terra?

Haverá fé na terra?

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” Hb 11.1
É comum nos dias de hoje muitos dizerem que têm fé em Deus. Porém, nem todos sabem de fato o que é a fé. Muitos se confundem, pensando que a fé vem do esforço humano ou é algo racional. 
No versículo mencionado acima temos uma definição de fé. Além disso, podemos dizer que a fé é a condição pela qual o justo vive: “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." Hb 10:38. A fé também, faz Deus se agradar de nós: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hb 11:6. E a fé nos introduz na graça Divina e nos justifica: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Ef 2:8. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;" Rm 5.1. Ou seja, é impossível alguém dizer que é servo de Deus e não ter essa fé em seu coração. E é impossível também, dizermos que a fé é algo racional. A fé é dom de Deus, ela vem da Eternidade para o homem. Logo, devemos pedir ao Senhor para que nos conceda essa fé redentora, que nos liga a Ele. Jesus é o autor e consumador dessa fé. E quando nós o aceitamos, através do Espírito Santo a fé é gerada em nossos corações. 
O homem, desde sempre, porém com maior ênfase nos dias atuais, vem utilizando a fé no seu campo de interesse. A fé que deveria estar viva dentro do coração, promovendo o elo  entre a Eternidade e o homem, está se exteriorizando, servindo para acobertar ensinamentos e práticas que não agradam ao Senhor. Hoje é comum as pessoas terem fé para terem uma casa nova, um carro novo, uma conta bancária recheada, para obter uma cura divina, porém todas essas coisas são consequências de uma vida de temor e santidade a Deus. O maior objetivo de Deus, e sendo assim, podemos dizer também que o maior objetivo da Fé, é a redenção do homem e não fornecer conforto ao homem.
"Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lc 18:8. No Evangelho de Lucas, Jesus já advertia quanto a fé. Ele sabia que os dias seriam trabalhosos e que a fé genuína se esfriaria de muitos corações, por isso Ele faz essa indagação: “Haverá fé na terra quando eu voltar?”. A preocupação do Espírito Santo de Deus nesta última hora é nos alertar que o dia do arrebatamento está próximo, mas só vai subir aquele que foi salvo pela graça por meio da verdadeira fé. E a Fé verdadeira não está em objetos, em grandes homens de Deus, em pedaços de roupas e etc. A Fé verdadeira é gerada pelo Espírito Santo na vida daquele que aceita Jesus, promovendo o elo entre Deus e o homem.
Qual é a fé que você tem professado? A fé que te garante uma boa vida neste mundo ou a fé que te garante a Eternidade? Jesus vai voltar, e é necessário ter fé para encontrar com Ele nas nuvens.

Thiago Humberto Mendonça

Graduando em Odontologia - Ufes